Na sinergia da informação: a liberdade de expressão

Foto: Freepik

Tamanha felicidade e honra sinto por ser parte duma equipe comprometida e batuta do rádio piracicabano. Começar o ano sintonizado assim faz-me transcrever neste generoso espaço do centenário JP, uma apropriada declaração do premiado publicitário Washington Olivetto: “a tecnologia permite fazer qualquer coisa, mas o fundamental é o conteúdo. Temos que buscar o que é politicamente saudável, que respeita a inteligência”.

É exatamente este o novo espírito da Educativa FM Piracicaba, a rádio que pensa. Estamos repaginando a programação, que a cada instante será mais equânime e alegre; com desdobramentos ao site e às mídias sociais da emissora.

Eletrizante e vivaz, a força do rádio fez-me muitas vezes querer desmontar o Transglobe Philco lá de casa. Os anos eram 60. Pudera! Eu ainda garoto acreditava na existência de miniaturas de gente dentro daquele aparelho eletro mágico a ecoar vozes e cânticos por todos os cantos.

Anos a fio, aprendi a enxergar que é gente grande e de verdade que faz a grandeza do rádio Piracicaba afora. E estou certo de que aflorar e estimular nas comunidades a polivalência de cada criatura, aguçando o imaginário de toda a gente, é essencialmente a razão da existência desse magnífico meio de comunicação.

Ter um microfone diante de si é um presente de imensurável serventia humanitária. Orientar civilizações a viverem antenadas em seu tempo-espaço e a melhorarem o bem-estar comum, neste mundo tão cheio de contradições, é tarefa das mais gratas no front da verdade.

Vaivém e cá estou na nossa querida Piracicaba, no divino ofício de zelar por essa preciosidade chamada Educativa FM Piracicaba 105,9 MHz. A Educativa tem quase três décadas. É emissora de concessão pública e, diga-se, sem cunho comercial. E é aí que se afinam todos os focos sobre o palco das tarefas a nós destinadas. Cabe-nos fazer o uso futuro da comunicação transdisciplinar, transmitindo entusiasmo aos ouvintes. E toda informação só tem valor se for transformada em ação positiva, com respeito às diversidades sem fronteiras. A Educativa, em suma, é feita por gente que gosta de lidar com gente. É uma autêntica porta-voz da cidade e de seus cidadãos.

Destacamos aqui o importante depoimento do professor Pasquale Cipro Neto a nossa rádio: “muito bom saber que uma cidade como Piracicaba tem uma rádio educativa. Isso é realmente uma grande informação, uma grande notícia pra mim. É preciso que haja mais espaços como este. As emissoras educativas, quando cumprem o seu papel, melhoram a vida do cidadão; elas levam programação diferenciada, o cidadão pode ouvir coisas que ele não vai ouvir nas rádios comerciais, não é? E que as pessoas ganhem com isso, que elas aprendam coisas novas, que elas ouçam o que não ouvem nas rádios comerciais. Em suma, que tomem contato com uma realidade muito mais interessante, muito melhor, muito mais bonita, muito mais criativa. É isso que eu desejo, é isso que eu sinto, quando ouço, quando me falam de emissoras educativas Brasil afora. E Piracicaba, por ser um centro tão importante, só tem a ganhar com isso”.

E encerro essa ‘pensata’ com a genialidade de Gabriel Garcia Marques: ‘Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.’

_PAULO DE TARSO PORRELLI
* O centenário Jornal de Piracicaba me pediu este artigo, que foi publicado na seção Opinião no dia 21 de janeiro de 2015. Foi um prazer dirigir a Educativa FM de 5 de janeiro de 2015 até 31 de Dezembro de 2016.