Ternuras ancestrais

Foto: jcomp

    Acordei nesta segunda-feira na doce recordação dum sonho com uma ex-colega de banco escolar primário – do nada, Angélica veio me dar um fraterno abraço e me entregar uma caixa que, imagino, estaria repleta de tesouros do centro da Terra; e eu nem me atrevi a colocar as minhas mãos naquele relicário. Devaneios noturnos inexplicáveis assim ajudam no descanso do corpo e fazem a alma da gente viajar em meio a feixes universais de luz.

    Contudo, neste final de semana eu e Esperança reencontramos o amigo físico quântico Ivan Guerrini e a esposa farmacêutica Tarsila. Reunião daquelas temperadas com a alegria de ser e que nos tornam pessoas melhores. No exercício das nossas individualidades, reforçamos em nós quatro a certeza do quão são vitais o amor e o respeito mútuo.

    E nesse contexto de amizades reais inclui-se o gigante e saudoso mineiro Sr. Ronan. Seu Ronan era uma criatura vívida, vivaz e entusiasmada. Radicado em Águas de São Pedro com a esposa Dona Julieta, ele formou uma linda família e melhorou a vida de todos dentro e fora da pequenina e aprazível estância hidromineral; um dos respeitados berços hoteleiros do Brasil.

    Almoçando em Águas de São Pedro, num ensolarado domingo, soubemos que Seu Ronan havia ido ao encontro de Dona Julieta, lá no céu. Parentes nos disseram que ele planejava a festa das suas 90 décadas. Entretanto, Deus o convidou para celebrar a data junto a santos, anjos, arcanjos, querubins, serafins… A essa altura todos devem estar degustando os deliciosos bolinhos de chuva da Dona Julieta.

    Foi enorme o meu aprendizado ao conviver com a família Borges do Ronan entre 1990 e 1997, quando trabalhava como repórter da Jovem Pan AM em São Paulo. No vaivém do jornalismo olhos nos olhos, tive a grata felicidade de prestar serviços e transmitir informações de Águas de São Pedro e região aos ouvintes, nos Projetos Inverno e Verão da emissora. Os paulistanos adoram descansar na ‘poluição zero’ de Águas de São Pedro.

    De Seu Ronan herdamos fé, sabedoria e coragem e uma imensurável ternura ancestral que transcende a nomes, sobrenomes, cargos e títulos.

    Na observação sentinela das corujas, na colorida dança dos colibris em busca de néctar, no fluir das águas medicinais, em toda a fauna e flora de Águas de São Pedro está certamente cravada a energia deste homem de fibra que lá habitou.

_PAULO DE TARSO PORRELLI