O dom da hospitalidade

Foto: reprodução da web

    Penso que os verdes ares e o esplendoroso céu do nosso pedaço de chão ajudaram na chegada dos imigrantes italianos à região sudeste entre as décadas de 1880 e 1910. Os meus bisavós-paternos Archangelo Porrelli e Maria Lucafó, assim como os avós-maternos Paschoal Moroni e Angelina Perin, também atravessaram o Atlântico rumo à lavoura Terra Nostra.

    Incontestáveis o vigor e o apreço dos nossos destemidos oriundos por essas cercanias. Aqui eles encontraram solo fértil e preciosidades paisagísticas tais quais se pode avistar nos mais encantadores povoados e recantos europeus. A Esperança Marianno, vira e mexe, compara a atmosfera douro-azulada de Piracicaba à de Trancoso – cidade medieval, no nordeste de Portugal, donde vieram há 60 anos os avós, tios e a mãe dela.

    Em meio a fluxos étnicos vejo-nos agora votando para escolher “As 10 Maravilhas de Piracicaba”. Nome este do concurso bienal proposto pelo legislativo municipal, em andamento até o próximo 1º de outubro, via Internet e em urnas espalhadas pela cidade.

    Piracicaba segue apurando suas habilidades receptivas, dentro e fora da rede hoteleira. É importante prestar serviços e entreter a todos nesse incessante vaivém. Os atributos e valores pitorescos têm de ser preservados. Isto significa uso futuro das riquezas naturais e culturais da Noiva da Colina.

    A navegabilidade com transporte intermodal ao longo do Rio Piracicaba será bem-vinda nesse rico e próspero contexto. A Rua do Porto já é uma charmosa travessa gastronômica. O Parque ESALQ-USP oxigena nossas caminhadas. O Engenho Central é um complexo com lazer, cultura e diversão para todos. É lá que o Salão Internacional de Humor brilha como o Oscar Mundial do Riso. A programação artística do Teatro Losso Neto logo mais completará a do Erotides de Campos. Temos galerias de arte. Estamos na rota da Virada Cultural Paulista. A multinacional Caterpillar consagrasse como melhor empresa do Brasil para o trabalhador. A checklist piracicabana é para lá de positiva.

    Em 1990 os paulistanos escolheram o que para eles era “A Cara de São Paulo”. Da pesquisa da Saldiva e Associados brotaram mídias espontâneas e campanhas de grande visibilidade e até mesmo que serviram de estímulo para a cidade e a seus moradores.

    Correta e oportuna, a iniciativa de se escolher “As 10 Maravilhas de Piracicaba” deve cooperar para substanciais avanços na prospecção turística à cidade, atraindo investimentos que se traduzam na geração de novos postos de trabalho às comunidades.

_PAULO DE TARSO PORRELLI